Neste espaço trago alguns textos e ideias com o objetivo de possibilitar reflexão ou conforto sobre diversos temas.

Espero poder te ajudar de alguma forma!

AUTOESTIMA

De acordo com o dicionário, o significado de autoestima é: Qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões.” 

Ter autoestima definitivamente é uma luta interna constante. A autoestima está intimamente ligada a autoconfiança e ao amor, ao amor-próprio. A verdade é que a autoestima reúne uma série de sentimentos que a constroem. Hoje em dia é até confundida com a vaidade e banalizada na mídia, nas redes sociais, como se fosse algo que pudesse ser mostrado com uma foto de biquíni ou com intervenções e procedimentos estéticos. 

Mas na verdade, é algo que vai muito além disso. Se amar, aceitar as próprias imperfeições, sejam físicas ou não, é muito difícil, não é possível estar sempre satisfeito, nem sempre você vai se sentir bem e reconhecer isso faz parte dessa luta interna e assim estamos constantemente construindo nossa autoestima e os dias difíceis fazem parte do processo. Infelizmente não existe um botão de liga/desliga para autoestima. É uma construção diária, ainda mais numa sociedade que nos sufoca com tantos padrões e exigências, onde só há espaço para a perfeição. A perfeição não é real e nós somos pessoas reais vivendo da melhor forma possível dentro das nossas possibilidades. Então se trate com amor, carinho e se valorize, lembre-se de que nem todos os dias são fáceis, mas sempre haverá um novo dia para recomeçar. 

ANSIEDADE

A ansiedade é um sentimento natural experimentado pelo ser humano. 

Na maioria das vezes é uma tentativa de se preparar para algum acontecimento importante ou uma situação nova, como por exemplo, uma entrevista de emprego, o primeiro dia no trabalho novo, uma prova, conhecer um lugar novo, uma data especial, o nascimento de um filho e muitas outras coisas que acontecem na vida. 

Já pensou passar por tudo isso e não sentir nada? Só sendo um robô (risos) 

A verdade é que é impossível passar pela vida sem sentir ansiedade. 

Por outro lado, quando esse sentimento está fora de controle trazendo preocupação excessiva com tudo, principalmente em relação ao futuro, afetando a realização de atividades do cotidiano, te impedindo de fazer coisas que você gostaria de fazer, causando dificuldades para dormir e até sintomas físicos como suor excessivo, tremores, coração acelerado entre outros sintomas que te causam sofrimento psíquico, é de extrema importância procurar ajuda profissional!  

A psicoterapia é uma ferramenta essencial para te ajudar a lidar com a ansiedade. Ela pode te auxiliar a desenvolver estratégias e entender melhor o que te faz se sentir assim criando condições para que você enfrente a ansiedade da melhor maneira levando em conta a sua realidade. 

DEPRESSÃO

A tristeza faz parte da vida e com certeza todo ser humano já experimentou esse sentimento pelo menos uma vez em sua existência.  

É muito importante entender que sentir tristeza e depressão são coisas diferentes. 

É fato que em diversos momentos podemos experimentar sentimentos intensos de tristeza, mas é muito importante estar atento quando isso se torna patológico, ou seja, uma doença.  

A depressão pode se apresentar de diversas formas e a qualquer momento da vida, pois assim como qualquer outra doença não se pode atribuir uma única causa para a doença, mas sim vários fatores podem contribuir para o adoecimento.  

Os sintomas mais comuns da depressão são apatia, falta de interesse por coisas que eram muito prazerosas antes, dificuldade ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia, insônia ou sono excessivo, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade, de desvalorização, tristeza ou de culpa excessiva, ganho de peso ou perda de apetite, dificuldades de concentração, indecisão, e pode até gerar pensamentos recorrentes de morte. Se você se identificou com esses sintomas, é muito importante que você procure ajuda profissional o quanto antes. Depressão não é frescura, é um quadro de saúde mental muito sério que precisa de atenção e tratamento adequados. 

Conte comigo! 

LUTO

O luto é um sentimento profundo de pesar e tristeza diante da morte ou diante de uma grande perda. Mas como lidar com esse sentimento? 

Infelizmente não existe uma receita ou um manual de como lidar com o luto, cada pessoa é única e vai lidar com o luto a sua maneira. Algumas pessoas preferem não falar sobre o assunto, outras preferem se isolar, outras sentem a necessidade de excluir e exterminar qualquer coisa que lembre da perda, outras ainda, precisam repassar cada lembrança e guardar cada coisinha. Enfim, somos múltiplos e a experiencia é única para cada um. 

Mas a grande verdade sobre o luto é que ele precisa ser sentido. Não importa se esse luto é decorrente da morte de alguém querido ou de um pet, do fim de um relacionamento, de uma mudança de cidade, da demissão do trabalho. Simplesmente, não importa. O luto precisa ser sentido. 

Não há outra forma de lidar com algo sem sentir, pois só depois de sentir é que conseguimos assimilar e elaborar para seguir em frente. Acredito que nem tudo é possível de ser superado, (como se supera a morte de um filho, por exemplo?) mas é possível seguir em frente e ressignificar tamanha dor, ou apenas conviver com ela sem se destruir. 

O luto é um processo ativo e vivo, isso quer dizer que ele vai mudando e nem sempre (quase nunca) é possível seguir em frente sem apoio, é estranho perceber que apesar de tanta dor e uma perda tão horrível o mundo continua girando e as coisas continuam acontecendo, é difícil perceber que chega um momento que as pessoas ao redor não querem mais ouvir sobre a sua dor, sobre o seu luto. 

Por isso é muito importante sentir o luto e se perceber dentro deste processo, para que você entenda se este luto está te adoecendo, pois isso pode acontecer com qualquer um de nós e precisa ser tratado com ajuda de um profissional capacitado. 

Quero que saiba que se estiver precisando de ajuda pode contar comigo! 

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Podemos dizer que desenvolvimento pessoal é um processo contínuo de aprimoramento das habilidades gerais de um indivíduo. Habilidades essas ligadas a diversos âmbitos da vida, como profissional, social, afetivo, familiar etc. 

É explorar o desenvolvimento de certas habilidades e competências, capazes de tornar a vida da pessoa cada vez mais equilibrada, saudável, com qualidade nas relações e qualidade de vida em geral, possibilitando autorrealização e muito menos conflitos. 

Ok. Mas como conseguir essas habilidades? 

Com autoconhecimento.  

O autoconhecimento permite que você evolua e esteja cada vez mais preparado para lidar com as adversidades e acontecimentos da vida, sejam eles positivos ou negativos, sempre se responsabilizando quando necessário. Por isso, é um processo gradual, ou seja, que acontece aos poucos e que não termina e é exatamente por isso que o desenvolvimento pessoal também é um processo contínuo, pois cada vez que você abrange o autoconhecimento também abrange o desenvolvimento pessoal. 

Dica: A melhor forma de adquirir cada vez mais autoconhecimento é na terapia.

A IMPORTÂNCIA DE DIZER NÃO

Às vezes você se pega fazendo ou dizendo algo que não quer só porque não soube dizer não? O medo de desagradar o outro pode fazer com que isso aconteça. Tentar evitar uma situação desagradável, sem nem ao menos saber qual será a reação do outro ao seu não é parte da sua insegurança! Dizer não, não é egoísmo, tão pouco significa que você é uma pessoa ruim. Dizer não é apenas se posicionar diante das coisas que você deseja, acredita ou dos seus próprios limites. Nem sempre é sobre o outro, e sim sobre você. É preciso fortalecer a autoestima para deixar de lado a insegurança e dizer não quando necessário. E é exatamente assim que você agrada quem realmente se importa com você, sendo você mesmo!